segunda-feira, 3 de agosto de 2009

INAUGURADA A ESCOLA DE INCLUSÃO DIGITAL E CIDADANIA JÚLIO GERMANO DA SILVEIRA

Foi inaugurada, em Luís Gomes, uma escola digital, que permitirá jovens de todo o município a ter acesso a informações por meio da internet. A “Escola de Inclusão Digital e Cidadania Júlio Germano da Silveira” faz parte de um programa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Prefeitura Municipal de Luís Gomes.
A solenidade foi realizada na própria sede da nova Escola de Inclusão Digital (EID) e reuniu além do prefeito municipal Carlos José Fernandes, o ex-prefeito Dr. Pio X Fernandes, vereadores e secretários municipais, a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê de Souza, o secretário de articulação com os municípios, deputado Raimundo Fernandes, o deputado Gustavo Carvalho, o diretor geral da Emater-RN Luiz Cláudio Macedo, prefeitos dos municípios de Major Sales, Paraná e Dr. Severiano, familiares do homenageado que dá nome a EID e representantes de vários seguimentos da sociedade regional, além dos colaboradores da Emater-RN, órgão responsável pela execução do programa.
O nome dado a EID homenageia o distinto Sr. Júlio Germano da Silveira, que nasceu no sítio Sussuarana (RN) no dia 22 de abril de 1912, filho de Joaquim Germano da Silveira e Josefa Germano Vieira. Oriundo de uma família numerosa, oito filhos, sendo o terceiro filho do casal. Dos irmãos resta apenas a Sra. Rita Germano, viúva do Sr. Arcione Vieira, que mora em Uiraúna. Apesar de não ter freqüentado escolas por muito tempo, Júlio era considerado um homem de grande visão política e também um grande estrategista.
Aos 24 anos conheceu Dona Guiomar, sua prima, mulher de grande fibra, com quem se casou. Dessa união nasceram 13 filhos, dos quais apenas 7 sobreviveram.
Júlio foi um grande desbravador do sertão. Ingressou na política muito cedo, seguindo os passos de seu tio Coronel Antônio Germano, de quem recebeu muito apoio. O poder econômico aliado ao prestígio político da família Germano muito contribuíram para o desenvolvimento do município de Luiz Gomes e Júlio Germano como membro dessa família participou ativamente desse processo.
Foi vereador por duas legislaturas sendo eleito presidente da Câmara de Vereadores. Além de vereador foi prefeito interinamente por 3 vezes. A par dessas funções políticas, exerceu a função de Procurador da Prefeitura e mais adiante foi nomeado Guarda Fiscal, desempenhando essa função em diversas cidades do Estado Rio Grande do Norte, período político conturbado em que exercer essa função exigia um verdadeiro jogo de cintura.
Júlio, juntamente com sua mulher D. Guiomar, eram sempre solicitados para ajudar os mais necessitados e, sempre que podiam, atendiam aos pedidos. Prova disso é o número de afilhados que conquistaram, cerca de 150.
Posteriormente, Júlio dedicou-se à atividade econômica, tornando-se um notável comerciante conhecido e respeitado por todos da região. Seus filhos, motivos de orgulho para ele e Dona Guiomar, todos bem sucedidos que, juntamente com os genros, noras, netos, bisnetos e tataranetos formam uma grande descendência Sentimos neste momento, uma imensa gratidão em pertencermos a esta família de estirpe e que, graças aos esforços deste destemido casal, viram seus objetivos alcançados.
Em 1976, após sua aposentadoria, Júlio mudou-se para Natal onde permaneceu até a sua morte em 7 de maio de 1982.
Júlio deixou uma grande lacuna para sua família, os amigos de Luiz Gomes e os amigos que fizera em Natal. O seu sorriso largo, seu jeito simples de ser, a sua tranqüilidade, o seu prazer com os filhos, que fazia questão de lembrar a todos: dois filhos médicos, um engenheiro, duas filhas historiadoras, e as outras duas respeitáveis donas de casa. Transmitia a todos a sensação do dever cumprido.

“Nós, que fazemos parte da família, muito nos orgulhamos e agradecemos a iniciativa do Ilmo. Prefeito Dr. Carlos José Fernandes em homenageá-lo neste momento solene e agradecemos de coração aos luisgomenses que aprovaram a referida homenagem” – disse o representante da família, Sr. Pio X Germano.

* Matéria do site www.prefeituradeluisgomes.com.br

Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas