quarta-feira, 27 de maio de 2009

IFRN passa a oferecer Cursos de Especialização na região

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, abre vagas para Cursos de Especialização no Polo Universitário de Marcelino Vieira. Os cursos são:
a)Literatura e Ensino;
b) Educação Ambiental;
c) O ensino de Lingua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdiciplinar.

Serão ofertadas 40 vagas por curso, o processo se dará por análise de currículo.
Maiores e melhores informações em: www.ifrn.edu.br

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pro jovem Trabalhador beneficiará 100 jovens

O Programa Pro jovem Trabalhador – Juventude Cidadã chega ao município de Luís Gomes, por meio da Administração “Compromisso com o futuro” em parceria com o Governo do Estado, para atender a 100 jovens com idade entre 18 a 29 anos, que tenham renda per capita de até 1 salário mínimo e, que estejam cursando o ensino fundamental ou médio ou tenham concluído tanto o fundamental ou o médio, sendo que quem está cursando ou que já tenha ensino superior não pode participar.

O beneficiário desse programa receberá durante o período de 6 meses um auxílio financeiro no valor de R$ 100 e, 350 horas /aula de formação, sendo: 100 horas/aula em 7 semanas de qualificação social e 250 horas/aula em 17 semanas de qualificação profissional, totalizando uma formação de 350 horas/aula.

A qualificação social compreende 40 horas/aula de inclusão digital; 10 horas/aula de valores humanos, ética e cidadania; 20 horas/aula de noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho; 10 horas/aula de educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida e 20 horas/aula de apoio à elevação da escolaridade – Português e matemática, perfazendo um subtotal de 100 horas/aula.

Já a qualificação profissional dispõe de dois arcos ocupacionais, sendo: Administração (Arquivador, Almoxarife, Office-boy / Office-girl e Auxiliar Administrativo) e Serviços Domésticos (Faxineira, Porteiro, Cozinheira no serviço doméstico e Caseiro), com um subtotal de 250 horas/aula.

O cadastramento para esse programa será efetuado de 27 a 29 de maio, no horário das 8 às 17 horas na Secretaria de Assistência Social, com Ivonalda Bezerra e Michele Castro. Sendo necessária cópia do RG, CPF, Carteira de Trabalho, Titulo de Eleitor, Comprovante de Residência e de Escolaridade.

Para o Prefeito de Luís Gomes, Dr. Carlos José Fernandes, esse programa chega em uma boa hora, haja vista a crise que afeta o mundo globalizado e, agrega transferência de renda com qualificação profissional, o que se configura como sendo de vital importância nos dias atuais.

Essa é mais uma ação que traz a marca da Administração “Compromisso com o futuro”. Faça seu cadastramento!

quinta-feira, 21 de maio de 2009



Técnicos da Secretaria de Educação aplicam Simulado









É sabido que o Ministério da Educação – MEC, aplicará nas turmas do 5º e 9º ano de todo o Ensino Fundamental a Prova Brasil, no início do mês de novembro, e, que essa avaliação externa faz parte da composição da cesta que forma o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, indicador de qualidade das escolas de educação básica de nosso país.

Considerando a importância e a relevância da aplicação dessa importante avaliação externa, a Secretaria Municipal de Educação, está pela primeira vez aplicando em todas as turmas do 5º e 9º ano um Simulado da Prova Brasil, com o objetivo de subsidiar a equipe técnico pedagógica de cada escola e professores a compreender o atual nível de aprendizagem e, apontar caminhos para possíveis alterações de estratégia do ensino e aprendizagem, com vistas à melhor preparar os estudantes para a mencionada avaliação externa.

Para o Secretário de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, a aplicação desse simulado assinala uma nova fase da Secretaria de Educação em que é dada uma atenção especial ao processo de ensino aprendizagem, procurando subsidiar professores e equipe técnico pedagógica das escolas, com a avaliação externa, que objetiva monitorar o nível de aprendizagem e corrigir a tempo as distorções detectadas, haja vista que a ação-processo de educar, exige uma eterna ação– reflexão – ação. “ Vamos juntos agindo, refletindo e agindo novamente, fortalecer com o apóio e a efetiva colaboração de cada agente educativo, dotar as nossas escolas de uma boa qualidade de aprendizagem, afinal escola boa é aquela em que a criança aprende”.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Escolas marcam presença efetiva na caminhada de 18 de maio










O dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei 9970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a se engajar no combate a violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos. E, assim sendo os homens e mulheres de bem do município de Luís Gomes atendendo ao chamado da Administração Municipal “ Compromisso com o futuro”, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes e do Conselho Tutelar saíram as ruas de nossa cidade dizendo não ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A caminhada percorreu as principais ruas da cidade chamando a atenção de toda a população, para que não admita que nenhum tipo de abuso ou exploração sexual de criança ou adolescente venha a ocorrer em nosso município e, durante todo o seu percurso contou a presença do Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, que é um inconteste defensor dos direito das crianças e adolescentes.

A participação das escolas foi efetiva, numa demonstração do envolvimento de todos que a fazem e, assim sendo no final do evento, que contou com a animação do palhaço Mazarope, dentre outras atrações, foi sorteado um aparelho celular entre as escolas participantes, sendo a ganhadora a Escola Estadual Mariana Cavalcanti. Houve também a participação da Banda Keta Samba, e sorteio de livros da coleção Jorge Amado, doação do Conselho de Direito, dentre outros.

Encerrando a grande mobilização o Secretário de Educação e atual presidente do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente, Professor Franklin Miguel Fernandes, destacou que a escolha dessa data se deu pelo fato de que no dia 18 de maio de 1973, o caso da menina Aracelli que foi seqüestrada, drogada, estuprada e, que teve seu rosto desfigurado com ácido, entre outras barbáries. E, pediu que os pais procurassem saber onde, com quem e o que estão fazendo quando não estão sob o alcance de seus olhos.

sábado, 16 de maio de 2009

Parlamento aprova o Projeto de Lei que altera o Plano de Cargos, Carreira e Sálários do Magistério Público Municipal






Na reunião ordinária do último dia 15 de maio o Parlamento Municipal de nosso município aprovou por unanimidade o Projeto de Lei encaminhado pelo Chefe do Executivo Municipal, Dr. Carlos José Fernandes, que altera a Lei Nº 083/2002, que versa sobre o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério Público Municipal.

A aprovação dessa Lei permite que o Executivo Municipal dê continuidade a série de ações que já vem implementando com vistas ao fortalecimento da Rede Educacional e, garante ao professor de Luís Gomes um dos melhores salários de todo o Rio Grande do Norte e Sertão Paraibano, bem como todos os demais direitos legais, tais como: anuênio, mudança de letra e de nível. Essa é uma demonstração clara e inconteste do compromisso da Administração “Compromisso com o futuro” para com os educadores de nosso município, haja vista que um professor bem pago tem sua alto estima melhorada e, conseqüentemente tende a render mais em sala de aula e, isso ocorrendo quem ganha são a criança e o jovem estudante que passa a aprender mais e melhor.

Para o Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, a aprovação dessa Lei, lhe permite na qualidade de Chefe do Executivo, fortalecer ainda mais a educação municipal, dando ao professor um bom salário e, demais direito legais assegurados, além de injetar na economia local um significativo volume de recursos financeiros.

Já o Secretário de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que com essa ação impactante a Administração avança e, Luís Gomes, passa a ser o município do Alto Oeste Serrano e Sertão Paraibano que melhor paga aos seus professores, ficando acima da proposta de piso salarial proposta pelo Governo Federal, o que assinala o compromisso da Administração “Compromisso com o futuro”, uma vez que o compromisso com o futuro passa impreterivelmente pelo investimento na educação e, investir em educação é também valorizar os seus profissionais.

Administração "Compromisso com o futuro" promove festa do Dia das Mães em todas as escolas e, o Prfeito Dr. Carlos José Fernandes anuncia a construção de uma nova escola no Sítio Arara


Homenagear as mães é um dever de todos e, assim sendo a Administração “Compromisso com o futuro”, na pessoa do Prefeito Dr. Carlos José Fernandes promoveu uma série de visitas as escolas, no período de 07 a 08 de maio, com o intuito de homenagear a figura mais importante da espécie humana, a Mãe.

A comitiva que visitou todas as escolas e creches de nosso município, sob o comando do Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, contou com a presença das vereadoras Maria Gerusa e Lindalva Batista, Chefe de Gabinete – Sr. João Olinto, Secretário de Comunicação – Nilberto Fonseca, Secretário de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes, Equipe da Secretaria de Educação, locutores e desportista – Zezinho Silva e Parcifal Pereira, Diretores de Escola e lideranças comunitárias e, por oportuno levaram a sua mensagem as mães, chamando atenção das mesmas sob a responsabilidade de todos no processo educativo, que é dever não apenas do estado, mas também da família.

E para alegria das mães luisgomenses, foram distribuídos na zona rural 140 presentes e 90 na zona urbana, como também um prêmio para cada mãe ou esposa de músico, da Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes, que no dia das mães completou 47 anos de existência, consagrando-se como patrimônio imaterial de nossa cidade e região. Vale salientar que na oportunidade houve o sorteio dos prêmios do IPTU, isso já no domingo, na Praça Gaudêncio Torquato do Rêgo, que também contou com a animação de Gracinalda e Banda Impacto Musical.

No transcorrer das comemorações alusivas as mães, tanto o Prefeito Dr. Carlos José Fernandes como o Ex-Prefeito Dr. Pio X Fernandes, transmitiram aos presentes a sua mensagem de agradecimento as mães luisgomenses, destacando a importância da mãe em todos os contextos e, sobretudo, ressaltando ser a mesma um ser insubstituível, haja vista que o seu amor é algo que nem mesmo a ciência consegue explicar.

Na visita que fez as comunidades rurais o Prefeito Dr. Carlos José Fernandes, anunciou no Sítio Arara a construção de uma nova escola que irá abrigar os estudantes da mencionada comunidade, que hoje enfrenta a dificuldade da precariedade da escola existente. A construção dessa nova escola vem a tender um antigo anseio da comunidade e, para a construção da mesma o Senhor Nivaldo, antigo morador da comunidade, anunciou também a doação do terreno, onde será erguida a nova escola.



















quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prefeito e comitiva se prepara para visitar escolas da zona rural

O Prefeito Municipal de Luís Gomes, Dr. Carlos José Fernandes, acompanhado do Secretário de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, Secretários da Administração, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e alguns Vereadores visitarão a partir de a manhã, 07 de maio, as escolas da zona rural, por ocasião do dia das mães e, na oportunidade o Prefeito fará sorteio de presentes.

A programação é a seguinte:

Quinta – feira / 07 de maio

· Às 09 hs – Sitio Lagoa de Pedra

· Às 12 hs – Sítio Baixas

· Às 14 hs – Sítio Lagoa do Mato

Sexta – feira / 08 de maio

· Às 08 hs – Sítio Carneiros

· Às 10 hs – Vila São Bernardo

· Às 12 hs – Sítio Pitombeira

· Às 14 hs – Arara

No domingo, 10 de maio, haverá sorteio de prêmios na Praça Gaudêncio Torquato do Rêgo para as mães com animação da Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes, Gracinalda e Grupo Revelação.

Postagens mais visitadas