segunda-feira, 22 de junho de 2009

ESTUDANTES DE PITOMBEIRA DESENVOLVEM AÇÕES EM PROL DO MEIO AMBIENTE

A sensação de inquietação sobre a situação do mundo se apoderou de muitos de nós educadores. Reclamamos sobre as diversas formas de poluição, a questão do lixo, o aquecimento global, a violência e os problemas advindos da pobreza, que agora aparecem tão comuns no planeta. Os cientistas alertam que nosso modo de vida é insustentável. Estamos esgotando os recursos naturais, poluindo as águas e degradando as terras. Uma mudança urgente é necessária, uma mudança que envolva a comunidade, cada lar, cada individuo.

Tendo em vista essa preocupação, a Creche Santo Antônio em parceria com a Escola Osório Bezerra de Souza, desenvolveram atividades para conscientizar a comunidade de Pitombeiras no município de Luís Gomes_RN sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O primeiro passo para trabalhar “A defesa do planeta” foi envolver os professores, os alunos e a própria comunidade, em atividades simbólicas, como plantar uma árvore, separar o lixo e reciclar alguns objetos e além disso, foram entrevistados moradores da comunidade sobre a situação do açude que abastece os mesmos.

O encerramento das atividades ocorreu no dia do meio ambiente com uma caminhada pela comunidade, onde os alunos expunham cartazes apelando as pessoas a preservação do meio ambiente.

O resultado foi satisfatório, o trabalho funcionou.

As crianças participaram ativamente, foi possível ver naqueles rostinhos a transformação. E temos a certeza, que a comunidade entendeu a realidade e a importância de atuar para transformá-la.

E enquanto educadores, estamos recompensados, pois para a educação funcionar, é preciso uma ação conjunta, fez-se necessário darmos as mãos e trabalhar em união visando não somente o bem próprio, mas o de todos.

As escolas são espaços privilegiados de transformação e a EDUCAÇÃO AMBIENTAL e a forma de interagir diretamente com a comunidade e operar mudanças na sociedade, pois preservar o meio ambiente significa preservar a vida.

Professora: Gilsileide

(Creche Santo Antônio, Sítio Pitombeira)

05/06/2009



OBSERVAÇÃO: Participaram dessa ação os estudantes da Creche Santo Antonio e da Unidade de Ensino Osório Bezerra de Souza.

Arraiá da Serra agite noite luisgomense

À noite de ontem, 21 de junho, foi marcada pela realização do I Arraiá da Serra, o arraia unificado das escolas de Luís Gomes, uma ação da Administração “Compromisso com o futuro”. Que se consagrou um grande sucesso e, contou com a presença das escolas Professor Dubas, Colégio Padre Osvaldo, Creche São Francisco, Mariana Cavalcanti e PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Cada escola participante montou a sua barraca com uma farta variedade de comidas típicas, para o deguste dos participantes e visitantes e, além disso, trouxeram para arena do forró, quadrilha estilizada mirim, juvenil, desfile da Rainha do Milho e, o PETI brindou os presentes com a apresentação do Grupo de Xaxado.

O evento foi realizado na Praça Publica com animação da Banda Arreio de Prata, que tocando forró pé de serra contagiou os presentes e, fez com que todos caíssem na dança.

Marcou presença no evento o Prefeito Municipal, Dr. Carlos José Fernandes acompanhado de sua esposa, primeira dama de Luís Gomes, Ana Guiomar, Secretários, diretores de escola e um grande número de estudantes e populares que vieram prestigiar o evento.

Esse acontecimento é mais uma ação da administração “Compromisso com o futuro”, que tem a educação como uma das suas prioridades.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Técnicos da Secretaria de Educação apresentam resultados do simulado da Prova Brasil


Com o objetivo de apresentar o diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos do 5º e 9º ano respectivamente da Rede Municipal de Ensino, os técnicos da Secretaria Municipal de Educação voltaram às escolas para apresentar os resultados e apontar soluções conhecer para que os professores possam trabalhar de acordo com as possíveis necessidades que venha a aparecer no resultado do simulado. Foi realizado no mês de maio do corrente ano um simulado da Prova Brasil, as provas foram aplicadas tanto na zona urbana como rural. Após a aplicação e correções do simulado os técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, retornam as escolas para apresentarem os resultados para os professores, diretores e coordenadores pedagógicos.
O encontro aconteceu durante toda essa semana com atendimento individual a cada professor, onde na ocasião foi apresentado o percentual de acertos e erros por questões do simulado de português e matemática. Os encontros foram bastante proveitoso no sentido que cada questão foi analisada, em conjunto com cada professor, ressaltando os acertos, mas sobretudo os erros, porque é a partir dos mesmos que os professores deverão trabalhar a necessidade de cada aluno e conseqüentemente reverterem esse quadro.
Acreditamos que com essa aplicação do simulado, o professor terá a oportunidade e tempo suficiente para rever as falhas dos alunos e preparar os mesmos para a Prova Brasil que ocorrerá no mês de novembro de 2009. Salientamos, ainda que outro simulado está sendo produzido para ser novamente aplicado com essa mesma clientela, o mesmo está sendo planejado para ser executado no inicio de setembro.
Por fim o Secretário agradece o empenho e dedicação de todos e, ressalta que só com ação-reflexão-ação é que conseguiremos reverter o quadro de baixa aprendizagem. “O trabalho coletivo e sincronizado é o caminho mais curto para a garantia da efetiva aprendizagem”, destacou.

sábado, 6 de junho de 2009

Vídeo Aulas serão exibidas no Pólo



Atendendo a convite da diretora de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – Campus de Pau dos Ferros, Professora Amélia, o Coordenador de nosso Pólo de EaD, Professor Franklin Miguel Fernandes, participou de importante reunião na sede do Campus, hoje, onde foi apresentado o número de inscritos por município no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania 2010 – Antigo Pró-CEFET e, acertado que até o dia 18 de junho a Secretaria Municipal de Educação deve apresentar o cronograma de exibição das vídeo aulas.

Também ficou definido que o município deve designar um professor de português e matemática, para ser capacitado pelo Instituto e, ser o responsável direto pela exibição das aulas e esclarecer dúvidas. Esses professores serão certificados e, seu aperfeiçoamento constará de momentos presenciais e a distância, totalizando 180 horas.

A entrega do 2º livro e documentação pendente acontecerá dia 16 de junho, a partir das 13 horas, na sede do Pólo UAB de Luís Gomes, isso para os inscritos do município de Luís Gomes e Major Sales.

Postagens mais visitadas