quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estudantes participantes do Programa Acelera Brasil na Escola Municipal Professor Dubas

Teve inicio no dia 25 de maio as atividades avaliativas do Programa Acelera Brasil na Escola Municipal Profº Dubas, de acordo com o fluxo de aula, orientado pelo o Instituto Ayrton Sena (IAS), as avaliações ocorrerão ao término de cada livro didático estudado pelos alunos.

São ofertados para cada aluno do programa quatro livros didáticos com conteúdos das diversas disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, além dos livros didáticos os alunos devem ler ao longo do ano letivo 40 livros de literatura, sendo no mínimo ler três livros por semana.

De acordo com o Instituto Ayrton Sena (IAS), as avaliações servirão como base para saber como ocorreu à aprendizagem dos alunos no tocante ao estudo de cada livro. As avaliações foram produzidas pelo próprio Instituto e reproduzidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Luís Gomes. No dia 25 deste foi realizada a avaliação de Ciências, hoje dia 27 a de Matemática e dia 1º de junho a de Língua Portuguesa, todos os resultados das avaliações serão encaminhadas para o instituto através do Sistema do Instituto Ayrton Sena de Informação (SIASE).

No município de Luís Gomes há duas turmas do programa Acelera Brasil, sendo beneficiado um total de 22 alunos, além deste há o programa Se Liga com quatro turmas com um total de 72 alunos beneficiados.

O Professor Franklin Miguel Fernandes – Secretário Municipal de Educação destaca que “as avaliações ao término de cada livro, servem para que o professor e os demais membros da equipe possam verificar o quanto os alunos estão aprendendo e, caso necessário, redimensionem as ações em prol da obtenção da aprendizagem”.


domingo, 23 de maio de 2010

MEC cria exame de seleção para professores da rede pública


O Ministério da Educação está desenvolvendo o projeto de um concurso nacional de seleção para professores da rede pública de ensino. Segundo a coordenadora-geral de instrumentos e medidas educacionais do Inep, Gabriela Moriconi, educadores do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil serão selecionados nas primeiras edições do programa. Depois, o projeto pode abranger também os anos finais da educação fundamental e ensino médio.
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente começa a ser realizado em 2011. Um sistema de consulta pública será divulgado no site do Inep nesta quarta-feira. O documento apresentará a concepção do exame e seus temas.
O Insituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será responsável pela seleção. De acordo com Gabriela, existirá um banco de questões, onde secretários e professores poderão dar sugestões. Especialistas juntamente com a equipe técnica do Inep irão fechar a matriz. A prova vai reunir temas como metodologia de ensino, políticas educacionais, e conteúdos específicos.
O exame acontecerá uma vez por ano e as secretarias que aderirem é que vão decidir se a seleção terá fase única ou usarão a prova como fase do processo. "Não é um sistema único de contratação de professores. Os Estados vão decidir também se serão selecionados os 100 primeiros colocados ou se serão classificados somente os que tiveram nota acima de um valor", disse a coordenadora.
Gabriela explica que o MEC já tem políticas de formação de docentes, e que os resultados vão inclusive ajudar na elaboração de melhorias. Uma pesquisa internacional foi realizada para criar o programa. Países como Cuba, Chile e Canadá, que buscam um padrão de professores, foram analisados.
Fonte: www.terra.com.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escola de Lagoa do Mato é reinaugurada em meio às comemorações alusivas ao Dia das Mães

Em meio às comemorações alusivas ao Dia das Mães a administração “Compromisso com o Futuro”, realizou no último dia 07 de maio, no Sítio Lagoa do Mato a reinauguração da Unidade de Ensino III Hermogenes Batista, que passou por uma ampla reforma em sua estrutura física, além de receber alguns equipamentos novos como, por exemplo, carteiras com acento e encosto de polietileno, o que permite um sentar confortável e anatômico, propiciando a prática postural correta.

A solenidade de reinauguração contou com a presença do Prefeito – Dr. Carlos José Fernandes, da Caravana da Educação, Secretários Municipais, dos vereadores José Firmino, Getúlio Marcolino, Vicente Feliciano, Agostinho Bernardo, Maria Gerusa e Lindalva Batista e de toda a comunidade do Sítio Lagoa do Mato e comunidades vizinhas, que demonstraram enorme satisfação por vê mais essa obra concretizada, permitindo assim um melhor ambiente ensino e de aprendizagem para professores e estudantes.

Muitas foram às apresentações e homenagens prestadas as mães e a administração “ Compromisso com o futuro”,destacando-se a forte participação dos alunos de todos os níveis e anos de escolaridade, merecendo destaque especial a apresentação da dupla de alunos repentistas e da aluna da EJA, que concluiu sua apresentação cantando o Hino Nacional em homenagem as mães e a reinauguração da escola.

A Vereadora Lindalva Batista, neta do Patrono da Unidade de Ensino, dirigiu-se ao povo e as autoridades presentes, agradecendo a ação da administração “Compromisso com o Futuro” e, destacou “ Muito me orgulha ver que a escola de Lagoa do Mato é uma nova escola, com mais conforto e com uma equipe de funcionários comprometida”, disse a parlamentar.

O Prof. Franklin Miguel Fernandes, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, destacou que as apresentações dos alunos é um pequeno fruto que começa a ser colhido graças aos investimentos que vêm sendo feitos para o fortalecimento de toda a rede de ensino e, concluiu sua fala afirmando “A administração ‘Compromisso com o Futuro’ entende que investir em educação é alicerçar as bases que garantirão a sustentabilidade do progresso e, assim sendo não apenas constrói e reforma escolas, mas sobretudo busca motivar a equipe a fazer educação com ética e responsabilidade social e, também não mede esforços para garantir melhores salários a todos que integram a família educacional.”

Dr. Carlos José Fernandes, Prefeito de Luís Gomes, destacou o prazer em poder investir no fortalecimento da rede de ensino e, fez questão de mencionar as ações já concretizadas e também destacou muitas outras que estão em desenvolvimento, dando ênfase a implantação do Piso Salarial já no início de sua gestão. “Dedezinho” também parabenizou as mães antecipadamente pela passagem de seu dia e, disse-lhes o quanto são importantes para o concretizar das ações do processo educativo dos filhos, haja vista que a tarefa de educar não compete apenas a escola, mas também a família como preceitua a Carta Magna.

Completando a festividade alusiva ao dia das Mães e a reinauguração da Unidade de Ensino, que contou com farto coquetel e sorteio de prêmios, a Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes se fez presente e presenteou as mães com a execução de seus acordes inconfundíveis, fazendo desabrochar lágrimas de emoção e saudade.















terça-feira, 11 de maio de 2010

COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES NO MUNICIPIO DE LUIS GOMES É REFERENCIA PARA TODO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE















A Caravana da Educação juntamente com o Prefeito Dr. Carlos José Fernandes “Dedezinho”, promoveu a comemoração do Dia das Mães antecipado em todas as comunidades da zona rural que possuem escolas e na sede do município, levando a mensagem de otimismo, e felicitações pelas conquistas alcançadas.

A demonstração de zelo e apreço para com o povo Luisgomense da Administração “Compromisso com o Futuro” se verifica nas ações incontestes, como por exemplo, a realização da grande festa das mães, que já faz parte do Calendário de Festividades do município de Luís Gomes, configurando-se como uma referência além fronteiras do RN e PB.

Durante os dias 6, 7 e 8 de maio, as mães de todo o município de Luís Gomes foram contempladas com muitas homenagens e muitos presentes. De acordo com o chefe do Executivo Municipal “Presentear e conversar é motivo de alegria e muita satisfação”, ainda segundo o Prefeito, “visitar as comunidades por ocasião da passagem do “Dia das Mães” constitui-se numa excelente oportunidade de ver de perto a real situação do município, ouvir o povo e, a partir de então buscar meios para ampliar cada vez mais as ações da administração, que tem como meta alicerçar cada vez o futuro de progresso e desenvolvimento de nosso município, projetando para o a manhã”.

Fazendo parte da Caravana da Educação o Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Prof. Franklin Miguel Fernandes, fez questão de enfatizar em todas as escolas que, “A administração “Compromisso com o Futuro” está provendo toda a Rede Municipal de Ensino de instrumentos capazes de impulsionar o desabrochar de uma educação de qualidade crescente”. E, fez questão de enfatizar o fechamento de acordos firmados com parcerias importantes para a garantia de oferta de tecnologias educacionais, ressaltando: “Estamos oferecendo aos nossos professores oportunidades de melhorias para um bom desempenho nas salas de aulas e também viabilizando meios de acesso a informações, com a chegada de valiosas tecnologias educacionais, sendo, nas classes multiseriadas a metodologia “Escola Ativa” e na zona urbana a metodologia dos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”, que juntos estão imprimindo qualidade na oferta de nosso ensino”. Comentou ainda, que a educação municipal caminha a passos largos em busca não só da permanência do aluno na escola, mas da garantia de sua aprendizagem e, que para tanto espera poder contar com o apoio da figura mais importante do lar, a MÃE.

Comprovando que a administração “Compromisso com o Futuro”, faz acontecer, as comemorações tiveram o seu encerramento na noite do último dia oito de maio em grande estilo, com uma grande festa em praça pública, onde se fez presente o Prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, secretários, vereadores, ex-prefeito Dr. Pio, diretores de escola e o povo da sociedade Luisgomense. Na oportunidade o Prefeito parabenizou as mães pela passagem de seu dia, ressaltando a sua importância e também destacou algumas ações da administração, como por exemplo, o início de grandes obras a exemplo do Estádio de Futebol e de algumas praças.

Coroando os momentos de alegrias, e de todos esses dias de festa, o prefeito realizou o sorteio de muitos prêmios para as mães, e também o sorteio dos 200 prêmios do IPTU. Para finalizar uma seresta com a cantora Gracinalda e Banda Impacto Musical.
































segunda-feira, 10 de maio de 2010

ALUNOS E PROFESSORES DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA DO MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES, RECEBEM O KIT COMPLETO DE CADERNOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Além da entrega dos kits pedagógicos às escolas incluídas no Programa ESCOLA ATIVA, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em conjunto com a administratação “Compromisso com o Futuro”, realizou a entrega dos cadernos de ensino e aprendizagem.

A administração “Compromisso com o Futuro” tem priorizado o campo educacional, dando total e irrestrito apoio a essa nova metodologia.

A nova metodologia de ensino e aprendizagem é desenvolvida em escolas do campo com turmas multisseriadas. A qual oferece a alunos e professores um ensino aprendizagem significativo, valorizando o território onde a escola está inserida.

O Programa ESCOLA ATIVA em Luís Gomes está sendo desenvolvido diretamente por doze profissionais, oferecendo novas oportunidades de aprendizagem a mais de 200 alunos.

A meta é que em 2011, venha atender a 100% das escolas do campo, tornando-se PASSO-A-PASSO uma referência em ensino e aprendizagem. Uma vez que, as reflexões avaliativas realizadas por todos os envolvidos com a metodologia, são realizadas constantemente, sendo um compromisso de todos com o futuro do alunado.

O Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que “com esse programa, estamos fazendo chegar às turmas multiseriadas o que há de melhor em tecnologia educacional, para que com isso possa ser assegurada a sua efetiva garantia de aprendizagem”.

Postagens mais visitadas