sexta-feira, 18 de março de 2011

Reunião de pais e mestres do Colégio Pe. Osvaldo conta com a presença do Promotor de Justiça, dentre outras, autoridades

Na noite da última terça-feira, 15 de março, nas de

pendências do Cine Club Tintim, a partir das 19h, reuniram-se os pais, mestres e autoridades locais para debater a responsabilidade de educar.

Presente a reunião estiveram além da equipe

gestora da escola, o Secretário Municipal de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes, o Promotor de Justiça – Dr. Ricardo José da Costa Lima, a Articuladora Municipal do Selo Unicef - Ivonalda Bezerra, José Cleiedsom – Presidente do Conselho Tutelar, Dra. Patrícia Ventura – representante do CRAS / CREAS, Helicijanny Limão – representante da SEMAS e Ilka Bernardino – Gestora do Bolsa Família.

Cada uma das autoridades presentes fez um rápido

debate sobre a responsabilidade de educar, destacando que cabe ao Estado (escola) e também a Sociedade (família) se envolver no processo de ensino e aprendizagem das crianças e jovens.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destacou em sua fala o interesse da gestão “Compromisso com o

futuro” em prover as escolas de uma boa infra-estrutura física e humana e, que, fardamento, merenda e transporte, dentre outros já são uma constante no município. Ele também enfatizou de forma veemente que o olhar da Secretaria agora se volta mais para a qualidade da aprendizagem, haja vista que o acesso e permanência já foram alcançadas e, nesse sentido detalhou o Programa ADA (Avaliação D

iagnóstica da Aprendizagem) que é uma própria da Secretaria que visa ao monitoramento da aprendizagem do aluno e, que a partir dos dados apontados por esse programa a equipe da Secretaria e das escolas estavam a repensar a sua prática não por achismo, mas com base em dados reais e, confiáveis.

As responsabilidades da família e do estado foram detalhadas pelo Promotor de Justiça, Dr. Ricardo José da Costa Lima que mostrou-lhes o quanto é importante mandar, manter e acompanhar a vida escolar das crianças e adolescente. Numa linguagem objetiva mostrou o amparo legal que é dado a educação desd

e a Constituição até a LDB e, por fim enfatizou que a transferência de renda (Bolsa Família) é justamente para que os pais mais humildes possam manter os filhos na escola, sem se ausentar para o trabalho no roçado.

Dra. Patrícia Ventura pontuou que o CRAS, Casa das Famílias, é a porta de entrada da assistência social e, que todas as famílias devem

realizar o seu cadastro para com isso passar a ter um acompanhamento mais sincrônico por parte da Assistência Social, que tem como meta principal viabilizar o acesso dos mais humildes as políticas públicas que lhe são de direito.

As condicionalidades da transferência de renda, Bolsa Família, foram relembradas aos presentes, bem como enfatizada a necessidade de justiçar a ausências do aluno a sala de aula, por Ilka Bernardino.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Acesso à internet pode ser incluído como direito social na Constituição

07.03.2011 - da Agência Senado

A inclusão digital poderá ser inserida na lista de direitos sociais estabelecida pela Constituição Federal. O precário acesso à internet constatado entre estudantes pobres, negros e moradores de regiões menos desenvolvidas do país motivou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) a enfrentar essa realidade por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/11), em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Apesar de registrar avanços em suas redes de telecomunicações, o Brasil ocupava, em 2008, a 69ª posição entre 193 países com acesso à internetlistados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Bem atrás de países como Austrália, Holanda, Suécia e Islândia, onde 70% a 90% da população se conectam à rede mundial de computadores, o Brasil - com apenas 17,2% de sua população, à época, inserida no mundo virtual - também perdia posição em relação aos vizinhos Argentina (17,8%), Uruguai (20,6%) e Chile (28,9%).

"O pior é que essa média baixa de inclusão digital encobre desigualdades extremas", alerta Rollemberg na justificação da PEC.

Essa advertência encontrou respaldo no estudo "Lápis, Borracha e Teclado", realizado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz em 2007. O levantamento apurou que, entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% tinham acesso a computador com internet, índice que alcançava 56,3% entre os 10% mais ricos. Na análise por raça, constatou que apenas 13,3% dos negros usavam a internet, realidade presente entre 28,3% dos brasileiros brancos. As disparidades regionais também se reproduzem nessa área. Enquanto o índice de acesso à rede mundial de computadores chegava a 26,6% no Sul,limitava-se a 11,9% no Nordeste.

O estudo citado mostrou ainda - assinala Rollemberg - profundas desigualdades no ambiente escolar. Revelou, por exemplo, uma distância expressiva na inclusão digital entre alunos do ensino médio público (37,3%) e privado (83,6%). O parlamentar teme que esse cenário possa comprometer o futuro do país ao reduzir as oportunidades educacionais, sociais e profissionais dos brasileiros vitimados por esse "apartheid digital".

"O desfrute de muitos direitos do cidadão, como o da informação, o da educação, o do trabalho e o da remuneração digna, depende cada vez mais do acesso às novas tecnologias de informação e comunicação. Daí a necessidade de incluir tal acesso como um direito constitucional", afirma Rollemberg.

Simone Franco / Agência Senado

domingo, 13 de março de 2011

14 de MARÇO: DIA DA POESIA

Dia 14 de março
Dia belo, belo dia
Por ser especial
Muita beleza irradia
Nele comemoramos
A arte da poesia

A nossa literatura
Precisamos valorizar
Vamos ler nossos poemas
Vamos também ensinar
Pois essa forma poética
Veio mesmo pra ficar

Toda nossa gurizada
Já fala fazendo verso
Com sua naturalidade
Se fosse estimulada
Nunca faltava poesia
Em nossa sociedade

Na Literatura Brasileira
Nós podemos encontrar
Gênero diversificado
Pra todo gosto agradar
Dramático, lírico, satírico
Aqui vamos destacar

Se voltarmos ao passado
Iremos nos deparar
Com Gregório de Matos
Poeta espetacular
A muitos incomodava
A outros ele encantava
No gênero lírico e satírico
Ele soube versejar

Em seguida encontramos
Tomaz Antônio Gonzaga
Com Marília de Dirceu
Agradou a namorada
Obra lírica social
Até hoje é estudada

Mas é no romantismo
Que o momento maior
Da poesia apareceu
Ela foi indianista,
Melancólica e saudosista
E o poeta Castro Alves
Navio negreiro escreveu

Tivemos grandes poemas
Aqui podemos citar
Nossa Canção do Exílio
Todos sabem declamar
E os Meus Oito Anos
Todos gostam de escutar

No inicio do nosso século
Fato novo acontecia
Um poeta popular
Surgiu com muita ousadia
O nosso Augusto dos Anjos
Com o místico e cientifico
Inovou a poesia

O Modernismo Brasileiro
É coisa pra se guardar
Poeta do nosso século
Podemos bem destacar
Manuel Bandeira, Drummond
João Cabral de Melo Neto
Queremos aqui lembrar

Morte e Vida Severina
Um operário em construção
Uma pedra no meio do caminho
O acendedor de Lampiões
São todos lindos poemas
Que encantam multidões.

Se aqui fosse falar
De toda nossa poesia
Passaria toda noite
Entraria pelo dia
Não iria me cansar
Pois aprendi a amar
E também sei declamar
Algumas belas poesias.


Maria Carlos.

Fonte:http://www.tearculturalmajorsales.com.br/

sexta-feira, 11 de março de 2011

Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação avança nos trabalhos de correção ADA

A Equipe Técnica, formada por pedagogos, designada pelo Secretário Municipal de Educação trabalha em ritmo acelerado na correção da prova da ADA, aplicada com todos os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de toda a Rede Municipal de Ensino, entre os dias 1º e 2 de março, objetivando cumprir o cronograma e, até o dia 22 de março retornar as escolas de posse dos números detectados.

Além de apresentar os números, a equipe pretende estimular o professor, a equipe gestora e pedagógica de cada escola com vistas a repensar suas práticas e marchar rumo à garantia da alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, o que é uma das metas do PNE.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que: “Através dos números apontados pela ADA, cada professor e cada escola pode planejar melhor as suas ações e, também convocar a família para essa empreitada, mostrando-lhes de forma concreta a situação de aprendizagem de seu filho”.

segunda-feira, 7 de março de 2011

FOI UM ESPETÁCULO CULTURAL O CONGRESSO DE POETAS E REPENTISTAS NA CIDADE DE LUÍS GOMES



Alguns dos melhores repentistas da região estiveram reunidos na cidade Luís Gomes o último dia 04 de fevereiro (sexta-feira), as 19h, no Cine Club Tintin. Eles participaram do “Grande Congresso de Poetas e Violeiros”. Foi uma ótima oportunidade para o público apreciar a arte e a qualidade do repente nordestino.
O evento reuniu um grande público que pode apreciar a arte do repente, declamação de poesias, além de belas canções.
O prefeito, Dr. Carlos José Fernandes, participou do encontro, juntamente com sua esposa e secretária de assistência social, Ana Guiomar, e o secretário de finanças Alysson Pascoal, além de outros assessores da administração “Compromisso com o futuro”.
Entre as atrações estiveram grandes nomes do repente como Silvio Granjeiro (CE), Raimundo Borges (PB), Geraldo Amâncio (CE), Moacir Laurentino (PB), Sebastião Bento (RN), Genilson Dias (RN), João Abel (PB), José Monte (PB), João Evaristo (PB), Zé Marconi (PB), Edisio Calixto (RN), Luciano Fernandes (RN), José Bento (RN), Aécio Bento (RN).
O encontro, que teve a organização dos poetas Canindé Fernandes e Sebastião Bento, contou com total apoio da Prefeitura de Luís Gomes.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval altera rotina de funcionamento da Secretaria Municipal de Educação e Escolas Municipais

Em razão do Carnaval, uma das mais populares e animadas festas, que tem sua origem no entrudo português e, que desde o século XVII faz a alegria do povo brasileiro comunicamos aos funcionários, estudantes e a população que nos dias 07, 08 e 09 de março não haverá expediente, voltando à normalidade na quinta-feira, dia 10 de março.

Desejamos a todos um bom Carnaval.

quinta-feira, 3 de março de 2011


Secretaria Municipal de Educação aplica teste diagnóstico para seleção dos alunos para os Programas Se liga e Acelera Brasil

Teve inicio hoje, 03 de março, na Escola Municipal Profº Dubas a aplicação do teste diagnóstico para selecionar os alunos que irão participar dos Programas Se Liga e Acelera Brasil no ano de 2011. Participa desse processo alunos do 3º ao 5º ano, sendo que o objetivo do mesmo é saber quais alunos não estão alfabetizados e quais apresentam distorção de aprendizagem na série que estão estudando. Com o resultado do teste a Secretaria saberá quais alunos deverão ir para os programas ou permanece na série de origem.

Os Programas Se Liga e Acelera Brasil agrupam um contingente de princípios, metodologias educacionais, técnicas, práticas, processos e materiais pedagógicos pensados e planejados para ampliar as oportunidades de desenvolvimento dos alunos.

A estrutura organizacional dos programas se dá através de turmas formadas com no máximo 25 alunos e, para cada oito turmas um supervisor, além do coordenador municipal que tem como incumbência acompanhar in loco o desenrolar dos programas.

Para o ano de 2011 a perspectiva de atendimento de no máximo 75 alunos, distribuído em três turmas, sendo duas turmas para o Programa Se Liga e uma turma para o Programa Acelera Brasil.

“Com a vigência por mais um ano da parceria do município com o IAS/FNDE/MEC estamos a caminho de reduzir a um percentual próximo de zero o número de alunos não alfabetizados e com distorção de aprendizagem/ano na zona urbana de Luís Gomes”, declarou o Secretário Municipal de Educação – Prof. Franklin Miguel Fernandes.

terça-feira, 1 de março de 2011

Provas da ADA começam ser aplicadas nas turmas de 2º e 3ºano do Ensino Fundamental



Está ocorrendo nas escolas da Rede Municipal de Ensino, onde se oferta o Ensino Fundamental dos anos iniciais, mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação, que trata-se do Programa de Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem – ADA que tem entre outros objetivos avaliar o nível de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2º e 3º anos. O Programa ADA atenderá um número superior a 300 alunos, sendo estes oriundos da zona rural e urbana.

A aplicação da Prova do Programa Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem – ADA, nas turmas de 2º e 3º anos, está sendo realizada pela Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A referida avaliação ocorrerá em mais dois momentos no transcorrer do ano letivo, sendo na última quinzena do 1º semestre e na última semana do mês de novembro.

As avaliações estão sendo aplicadas hoje, 1º de março, na Escola Municipal Profº Dubas e amanhã , 02 de março, nas escolas sobre a jurisdição do Centro de Ensino Rural Ana Emerique.

A Equipe da Secretaria Municipal de Educação espera com os resultados dessa avaliação, possibilitar a Equipe Pedagógica de cada escola juntamente com os professores, rever quais as dificuldades apresentadas pelos os alunos, bem como planejar ações pedagógicas que possam melhorar as possíveis dificuldades encontradas.

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Franklin Miguel Fernandes, destaca que essa nova versão do Programa ADA, fará com que a Equipe Pedagógica da Secretaria, bem como a de cada escola possa, com base em dados melhor planejar as suas ações com vistas a obtenção de melhores indicadores de qualidade.

Secretaria de Educação reúne diretores, professores e coordenadores para apresentar a nova versão da ADA

Em breve fotos e fatos.

Postagens mais visitadas