quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Luís Gomes - Semana Pedagógica

O município de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou de 8 a 11 de fevereiro a semana pedagógica, que teve como tema principal “Professor líder na sala de aula, efetivando o sucesso escolar”. Durante os quatro dias foram debatidos temas importantes como a efetivação e implantação da Lei nº 11.769/2008.

A iniciativa Selo UNICEF Município Aprovado teve lugar de destaque no evento, onde a articuladora apresentou a todos os professores da rede municipal a etapa final dos projetos trabalhados, bem como a organização das apresentações para realização do II Fórum Comunitário.

Notícia enviada por Ivonalda Bezerra - ivonalda@hotmail.com

Fonte: Portal do Selo Unicef

http://www.selounicef.org.br/?op=300&id_srv=2&id_tpc=27&nid_tpc=&id_grp=1&add=&lk=1&nti=8363&l_nti=S&itg=S&st=&dst=3

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pesquisa comprova impacto positivo do bom professor na vida do aluno

Recente pesquisa feita por estudiosos das universidades de Harvard e Columbia, nos Estados Unidos, e divulgada na última semana no Jornal Nacional, da Rede Globo, comprovou que um bom professor impacta positivamente a vida profissional de um aluno, dando a ele, inclusive, um ganho financeiro bem melhor do que aquele que teve um professor com desempenho inferior.

O estudo acompanhou o desenvolvimento de 2,5 milhões de alunos durante 20 anos. Os pesquisadores utilizaram testes feitos pelo governo norte-americano para avaliar os professores e com base nesses dados e nos índices educacionais existentes, "calcularam" a importância de um professor na vida profissional do aluno.

Segundo a pesquisa, um estudante que teve um ótimo professor durante um ano ganha, ao longo da carreira, o equivalente a R$ 90 mil a mais se comparado a um que não tenha tido esta mesma chance. Para se ter ideia, em uma sala de 28 alunos, isso significa uma renda extra equivalente a R$ 2,5 milhões.

Assista a reportagem do Jornal Nacional sobre a pesquisa norte-americana:


Fonte: Jornal Nacional


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Língua Portuguesa // Acordo Ortográfico será obrigatório a partir do ano que vem

Não tem choro nem vela. O mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde 2010 e em discussão bem antes disso, passará a ser obrigatório a partir do ano que vem. As duas normas ortográficas, a anterior e a atual, podem ser usadas e aceitas como corretas até dezembro de 2012. No próximo janeiro, escreverá errado quem colocar no papel palavras como "idéia", "freqüente", "infra-estrutura" e "vôo". Todas mudaram a grafia por causa do novo acordo, cada uma por regras específicas. Agora se escreve "ideia", "frequente", "infraestrutura" e "voo".

Na televisão, nos artigos e reportagens dos jornais da cidade, nas placas de sinalização, em grande parte dos letreiros de prédios públicos e particulares. As mudanças já são vistas no dia-a-dia dos potiguares e brasileiros de maneira geral. Porém, o grande desafio é fazer com que o acordo "pegue" na população, como se diz popularmente. O desafio se torna mais difícil ainda para fazer com que pessoas que não frequentam mais a escola, não estão mais em idade escolar, se adaptem às novidades, mesmo com três anos de adaptação. Saibam escrever corretamente a língua portuguesa.

Segundo o Ministério da Educação, a reforma ortográfica tentou facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa. O que muda é apenas a grafia de 0,5% do vocabulário. Ou seja, apenas a escrita das palavras, não sua pronúncia. Oito países cuja língua oficial é o português assinaram o acordo, se comprometendo a fazer as mudanças: Brasil, Portugal, Angola, Timor Leste, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Porto Príncipe.

O professor de português Ary Silva ensina língua, redação e gramática há 46 anos. Seja a pessoa contra ou a favor, ele considera que a mudança já está consolidada no país. "O acordo é ortográfico. Não mexe com nenhum outro aspecto da gramática. Posso afirmar sem medo de errar que, no Brasil, o Acordo Ortográfico já 'pegou'. A imprensa, as grandes revistas de circulação nacional, as emissoras de TV são exemplos do efetivo uso do Acordo Ortográfico", opina. "Até o próximo ano as escolas terão que dar mais ênfase às modificações".

Ary Silva se disse contra as mudanças porque alguns itens delas não eram necessários, nem foram bem regulamentados. "Dentre as mudanças desnecessárias, eu colocaria a exclusão do trema. Além de ser um sinal bastante simpático, eu o considero necessário para a leitura do vocábulo. Outra alteração que não faz sentido é a exclusão do acento diferencial do vocábulo 'para', no verbo ou preposição: 'Carnatal para Natal'. Não se consegue entender corretamente um texto com essa mudança. Isso tudo sem falar na confusão que ainda existe a respeito do uso do hífen", argumenta.

Livros já chegam às escolas estaduais com mudanças

Os livros de Língua Portuguesa comprados esse ano pela Secretaria Estadual de Educação já estão totalmente adaptados às novas regras, e serão distribuídos em toda a rede de ensino do Rio Grande do Norte, que tem ? escolas. Na opinião de Betânia Ramalho, secretária estadual de educação, as escolas estão em processo de adaptação para fazer valer essas mudanças desde que o acordo entrou em vigor de forma híbrida, em 2010. "Essas mudanças ocorrem, mas é dado um tempo para a população se adaptar e absorver as novas regras. A escola tem esse papel de fazer valer essa instrução", diz.

Num estado onde a carência predomina na rede pública de ensino, até mesmo ensinar a língua portuguesa como um todo é um desafio. Betânia, que é professora universitária da UFRN, acredita que o esforço tem que ser permanente para que a qualidade de uma aula de língua portuguesa seja sempre o principal objetivo do professor da disciplina. "Muitas vezes temos dificuldades de manter até mesmo as regras antigas, então é necessário um esforço permanente para que essas regras sejam usadas dentro dessa nova realidade", afirmou.

Já segundo o professor Ary Silva, as escolas municipais, estaduais e particulares não terão "nenhum grande desafio" para se adaptar às novas regras. "Inicialmente as séries iniciais já aprenderão usando o Acordo Ortográfico. As demais séries já devem ter visto alguma coisa durante esse tempo em que as duas formas foram aceitas. Além de tudo, é importante ressaltar que, no Brasil, apenas 0,5% das palavras sofreram alguma alteração, isto é, uma quantidade mínima. Se observarmos um texto com 40 linhas, encontraremos não mais que três ou quatro palavras contempladas".

O educador acredita que é a prática que manda, ou seja, é preciso saber que a reforma existe e seja consultada, quando for necessário. "Calma, sem desespero! Não vamos transformar esse acordo em uma guerra. Uma apresentação bem feita de uma hora resolve o problema. Finalmente, olhe para uma biblioteca. Observe todos os livros que estão na estante e diga a você mesmo: Tudo está velho! Tem que ser atualizado! E o preço a ser pago para que isto aconteça? A resposta é sua!". (SHS)

Relembre as principais mudanças do acordo ortográfico

- As paroxítonas terminadas em 'o' duplo não terão mais acento circunflexo; ao invés de 'abençôo', 'enjôo' ou 'vôo', agora se escreve 'abençoo', 'enjoo' e 'voo'

- Mudam as normas para o uso do hífen no meio das palavras: o hífen vai desaparecer do meio de palavras, com exceção daquelas em que o prefixo termina em `r´, casos de 'hiper-', 'inter-' e 'super-', pelo que passa a se escrever 'extraescolar', 'aeroespacial' e 'autoestrada'

- Não se usa mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do substantivo dos verbo 'crer', 'dar', 'ler','ver' e seus decorrentes. Passa a ser correta a grafia 'creem', 'deem', 'leem' e 'veem'

- Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como 'louvámos' em oposição a 'louvamos' e 'amámos' em oposição a 'amamos'

- O trema (brasileiro) desaparece completamente. É correto escrever 'linguiça', 'sequência','frequência' e 'quinquênio' ao invés de 'lingüiça', 'seqüência', 'freqüência' e 'qüinqüênio'

- O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação de 'k', 'w' e 'y'

- O acento deixa de ser usado para diferenciar 'pára' (verbo) de 'para' (preposição)

- No Brasil, Foi eliminado o acento agudo nos ditongos abertos 'ei' e 'oi' de palavras paroxítonas, como 'assembléia', 'idéia', 'heróica' e 'jibóia'. Desde 2010, o certo é 'assembleia', 'ideia', 'heroica' e 'jiboia'

Ência Lusa (Portugal); Banco de Dados da Língua Portuguesa FFCLH/USP, 2007 (Brasil) [adaptado]

Fonte: Diario de Natal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica 2012 foca debate no papel do professor e reúne multidão



No período de 07 a 10 de fevereiro a Administração Municipal “Trabalho e compromisso com o povo” realizou por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto realizou mais uma Semana Pedagógica que teve como tema central “Professor líder na sala de aula efetivando o sucesso escolar”.

Na solenidade de abertura fora registrado um grande número de autoridades, dentre elas o Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto – Prof. Franklin Miguel Fernandes, o Prefeito – Dr. Francisco Tadeu Nunes, Secretários da Administração Municipal, Vereadores, Diretores de Escola, Profª. Justina Iva – Ex-secretária Municipal de Educação do Natal e Profª. Maria Luisa Fernandes, dentre outras autoridades. Além da Banda de Música “Dr. Vicente Fernandes Lopes” que executou diversos números musicais.

O Prof. Franklin Miguel Fernandes, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto abriu a sequência de falas, destacando a importância do Professor e concluiu seu pronunciamento lendo um trecho do livro Maria, a maior educadora da história, de Augusto Cury “O melhor educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta os erros, mas que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a refletir. Não é o que enxerga o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo. O excelente educador abraça quando todos rejeitam, anima quando todos condenam, aplaude os que jamais subiram no pódio, vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas se faz pequeno para tornar seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes. O excelente mestre não é o que mais sabe, mas o que mais tem consciência do quanto não sabe. Não é o viciado em ensinar, mas o mais ávido em aprender. Não é o que declara seus acertos, mas o que reconhece suas próprias falhas. Não é o que deposita informações na memória, mas o que expande a maneira de ver, de reagir e de ser”.

O Prefeito, Dr. Francisco Tadeu Nunes, enfatizou a importância do professor, anunciou que cumprirá o novo piso salarial e, destacou as qualidades do Secretário Municipal de Educação, que qualificou como sendo imprescindível a gestão deste município.

A palestra de abertura com o tema “Professor: protagonista da aprendizagem” fora ministrada pela Professora Justina Iva – Ex-Secretária Municipal de Educação da Cidade do Natal, com contribuições valiosas da Professora Maria Luisa (Maria Luisa filha de Seu Adolfo Paulino de Figueiredo), provocando uma grande interação entre os participantes e, sobretudo despertando-os para compreenderem o quanto são importantes no fazer educação com qualidade.

Nos demais dias fora feito um balanço geral da educação municipal, apresentado os números de todos os programas existentes no município e, planejado a execução de uma série de ações.


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