sábado, 26 de maio de 2012













O Enem de 2012 virá com mudanças e mais rigor na correção da redação. A partir deste ano, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor. 

E se, ainda assim, a discrepância persistir, ou seja, a diferença entre as três notas for superior a 200 pontos, a dissertação passará para uma banca examinadora de excelência, composta por três professores avaliadores e que darão então a nota final ao participante. No Enem de 2011, a discrepância entre as notas finais dos corretores podia ser maior, chegando a até 300 pontos, e havia dois corretores. 

Mudamos substancialmente o sistema de avaliação da redação para que haja maior objetividade e segurança aos estudantes. É uma avaliação com muito mais rigor para que tenhamos uma avaliação justa”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, 25, no auditório do edifício-sede do Ministério da Educação. Segundo ele, para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores. 

Também é novidade na redação a divisão da nota em cinco itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Cada um dos corretores deverá atribuir nota de zero a 200 pontos para cada uma dessas competências. Havendo discrepância maior que 80 pontos em cada uma, o terceiro corretor avaliará e atribuirá notas segundo o mesmo critério. 

Os estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa a partir das 10h da próxima segunda-feira, 28, até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O cronograma do exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos, foi anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 24. O edital para o exame será publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 25.

As inscrições para o exame custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Fonte: www.blogdocapote.com

quarta-feira, 16 de maio de 2012


PARFOR CAMEAM/UERN CONVOCA SELECIONADOS PARA MATRÍCULA

Prezados secretários(as),

CONVOCAMOS os professores selecionados deste município para fazer suas MATRÍCULA nos dias 18 e 19 de maio próximo, no Campus da UERN em Pau dos Ferros. Será divulgado, pela Coordenação do PARFOR, em um Edital específico, com todas as orientações das Matrículas.
No intuito de agilizar os procedimentos e evitar problemas de última hora, você deverá procurar, por email, a TNS Jucélia Silva (Secretária do PARFOR no CAMEAM), que dará as devidas orientações, nos emails parforcameam.uern@yahoo.com.br e  pferros.cameam@gmail.com ou mesmo a Coordenação do Curso.
Maiores informações devem ser buscadas diretamente com a Coordenação Geral do PARFOR na UERN, profa. Maisa Clari, no email parfor@uern.br
Colocamos, a seguir, relação das exigências da documentação para Matrícula realizada no Semestre 2011.2, para que, por meio dela, vocês possam ir preparando a documentação para a Matrícula de 2012.1, cujo EDITAL sairá ainda nessa semana, podendo, inclusive ter pequenas alterações na exigência desses documentos:
EXIGÊNCIA para MATRÍCULA
"A matrícula dos candidatos ocorrerá até o limite das vagas e só se efetivará mediante a entrega dos seguintes documentos em cópia legível devidamente autenticada ou cópia legível com apresentação do original para processo de autenticação, devendo o servidor recebedor verificar se os documentos apresentados correspondem ao solicitado pelo edital de convocados:
a) 02 (duas) fotografias 3x4 (iguais e recentes).
b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente a esse nível de ensino;
c) Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente a esse nível de ensino;
d) Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
e) Certidão de Nascimento ou Casamento;
f) Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar ou Certidão de Dispensa de Incorporação, quando for o caso;
g) Cadastro de Pessoa Física – CPF;
h) Carteira de Identidade – RG;
i) Carteira de Identidade de Estrangeiro, quando for o caso;
j) Declaração do exercício do magistério em instituições de educação básica da rede pública de ensino;
l) Contracheque do último mês;
m) Comprovante de residência;
n) Para Segunda Licenciatura somente será matriculado o aluno que efetivamente apresentar o diploma da primeira graduação e documento comprobatório de atuação fora da área de formação há pelo menos três anos, tornando-se nula de pleno direito a classificação daquele que não apresentar a devida prova no ato da matrícula" (do Edital do Semestre passado).
Parabenizamos a todos/as pelo êxito e desejamos sucesso na matrícula. Reforço que fiquem atentos ao edital que será publicado no site da UERN: www.uern.br
Ressaltamos que o edital que será publicado vai estabelecer as matrículas para os dias 18 e 19 de maio de 2012.
Segue, em anexo, as relações dos pré-inscritos selecionados, por cursos.

Atenciosamente,

Jucélia Silva - PARFOR/Pau dos Ferros
Secretaria do PARFOR/CAMEAM/UERN

terça-feira, 15 de maio de 2012

PREFEITURA DE LUÍS GOMES ENCERRA COM CHAVE DE OURO PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DAS MÃES

A Prefeitura de Luís Gomes realizou no último sábado (12 de maio) uma grande festa para homenagear todas as mães do município. Centenas de pessoas participaram do evento, que contou com muita animação, sorteios de brindes e apresentações de crianças da rede municipal de ensino em homenagem a figura materna.
10x15 1562 (2)
Alunos da Rede Pública realizaram apresentações em homenagem ao Dia das Mães

A festa, que aconteceu na “Praça Jáder Torquato”, marcou o encerramento da vasta programação desenvolvida pela administração municipal durante toda a semana, onde uma caravana formada por servidores das secretarias de educação e assistência social visitaram diversas localidades de todo o município proporcionando momentos de confraternização para as mães luisgomenses.
10x15 1458
Mães reunidas na Praça Jáder Torquato

O momento também foi marcado pela comemoração do aniversário da Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes, que regida pelo Maestro Batista, brindou a todos os com vários números musicais.
10x15 1421
Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes

O Setor Tributário aproveitou a ocasião para realizar o sorteio de prêmios aos contribuintes que se encontravam em dia com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Confira a lista dos ganhadores:
· 01 geladeira – CÍCERO JUSTINO GOMES;
· 01 ventilador - MARIA ISMAR PINHEIRO LOPES;
· 01 ventilador – FRANCISCO EDIVAN DE MOISÉS;
· 01 ventilador – JERÔNIMO ALEXANDRE DA SILVA;
· 01 ferro de passar – BONIFÁCIO ALVES DE MORAIS;
· 01 ferro de passar – FRANCISCO LACERDA SOBRINHO;
· 01 liquidificador – FRANCISCO DOMINGOS DE LUCENA;
· 01 liquidificador – FRANCISCO ALVES SOBRINHO DA SILVA;
· 01 liquidificador – FRANCISCO CIPRIANO DE OLIVEIRA;
· 01 sofá – FRANCISCO LÁZARO FEITOZA;
· 01 bicicleta – FRANCISCO ADAILTON FERREIRA BISPO.
10x15 1355Prêmios Sorteados

Clique nas imagens abaixo e confira as fotos do evento:

domingo, 13 de maio de 2012

sábado, 12 de maio de 2012


COMPERVE/UFRN inicia inscrições para o Vestibular da Ead /2012


Só no Polo Universitário de Luís Gomes / PUAP são 145 vagas para quatro cursos de licenciatura assim distribuídas:
Geografia - 48
Educação Física - 36
Pedagogia - 17
Biologia 44
Clique no link abaixo e faça sua inscrição.

12/05/2012 - VESTIBULAR A DISTANCIA 2012 - Disponibilizado o formulário de inscrição.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PREFEITURA DE LUÍS GOMES DIVULGA VASTA PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES, SORTEIO DO IPTU E ANIVERSÁRIO DA BANDA DE MÚSICA DR. VICENTE FERNANDES LOPES


ZONA RURAL
DIA O8 DE MAIO
- ESCOLA RAFAEL GOMES DE LIMA (8h) - Sítio Lagoa de Pedra;
- UNIDADE DE ENSINO II (11h) PADRE OSVALDO - Sítio Baixas;
- CRECHE NOSSA SENHORA DO CARMO SÍTIO LAGOA DO MATO (14h)- Sítio Lagoa do Mato.

DIA 09 MAIO
- ESCOLA MARIA UMBELINA (8h) - Sítio Arara;
- ESCOLA UNIDADE DE ENSINO III OSÓRIO BEZERRA DE SOUZA (10h)- Sítio Pitombeira.

DIA 10 MAIO
- CRECHE MENINO JESUS DE PRAGA (8h)- Sítio baixio;
- UNIDADE DE ENSINO SÃO FRANCISCO (10h)-  Sítio carneiros;
- CRECHE MARIA DO ESPIRITO SANTO(11h)-  Sítio Alto dos cândidos;
- CRECHE JOSÉ PAULINO DA COSTA (14h) - Vila São Bernardo.

Em todas as unidades de ensino acontecerão apresentações em homenagem as Mães, sorteio de brindes e um coquetel para as participantes.
ZONA URBANA
DIA 10 MAIO
Na CRECHE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS E CRECHE SENHORA SANTANA, das 7hs às 11hs e das 13hs ás 16hs as creches acontecerá um dia de princesa para todas as mães, onde as homenageadas terão direito a cortes de cabelo, escovas e pranchas, gratuitamente. Também serão apresentadas homenagens, distribuição de brindes, encerrando com um jantar acompanhado de música ao vivo com Dodô.
COLÉGIO PADRE OSVALDO(18h:30m)
1º momento; homenagem ás mães;
2º momento: sorteio de brindes;
3º momento: jantar.

PELC, PETI E PROJOVEM (19h)
1º momento; homenagem às mães;
2º momento: sorteio de presentes;
3º momento: comes e bebes.

DIA 11 DE MAIO
CASA DO IDOSO, CRÁS, CREAS E SAÚDE(11h)
1º momento; homenagem às mães
2º momento: sorteio de brindes
3º momento; comes e bebes.

DIA 12 DE MAIO
A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, estará proporcionando um momento de confraternização com todas as mães do município. Na ocasião ocorrerá sorteio de brindes para as mães, em seguida o sorteio para todas as pessoas que estão com o IPTU em dia, com a seguinte premiação:
01 geladeira, 01 fogão, 03 ventiladores, 03 ferros de passar, 02 liquidificadores e 01 bicicleta.
Na oportunidade também será comemorado o aniversário da Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes, patrimônio imaterial de Luís Gomes.


domingo, 6 de maio de 2012


Vestibular UFRN – Polo Universitário de Luís Gomes - PUAP



Vestibular a distância: UFRN oferece 2.085 vagas; Em Luís Gomes são 145


Para quem deseja ingressar no ensino superior, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está oferecendo 2.085 vagas nos cursos de licenciatura, distribuídas entre os polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luís Gomes,Macau, Marcelino Vieira, Martins, Natal, Nova Cruz e Parnamirim. Só em Luís Gomes são 145 vagas para quatro cursos de licenciatura assim distribuídas:
Geografia - 48
Educação Física - 36
Pedagogia - 17
Biologia 44
As inscrições para o vestibular terão início no dia 12 de maio, se estendendo até o dia 24. O Polo Universitário de Luís Gomes  e a  Secretaria Municipal de Educação de Luís Gomes serão locais de inscrição ( nos seus dias e horários de expediente), dessa forma, aquele candidato que tiver dificuldade de fazer a inscrição no processo seletivo no site da COMPERVE/UFRN – www.comperve.ufrn.br, poderá procurar a sede do Polo ou a Secretaria Municipal de Educação.

As provas serão realizadas dia 3 de junho em locais a serem definidos pela COMPERVE. 

Para conferir o edital clique AQUI.
Para conferir os programas de estudo clique AQUI.
Confira o calendário de atividades no quadro abaixo.
AtividadeData ou Período
Divulgação do edital:Dia 27 de abril de 2012.
Período para inscrição:A partir das 8h00min do dia 12 de maio de 2012 até às 23h59min do dia 24 de maio de 2012, observando o horário oficial local.
Período para envio ou entrega do Requerimento de Atendimento Especial:De 14 a 25 de maio de 2012.
Consultar item 11 do Edital.
Período para efetuar o pagamento do boleto bancário:De 12 a 25 de maio de 2012.
Validação das inscrições:Dia 30 de maio de 2012.
Divulgação dos locais de prova:Dia 30 de maio de 2012.
Aplicação das provas:Dia 3 de junho de 2012.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Postagens mais visitadas